Somos forasteiros




"Sou peregrino na terra; não escondas 
de mim os teus mandamentos". Sl 119:9


Hoje resolvi reescrever uma das experiências mais marcantes que tive com Deus.
Aconteceu quando fui morar em outro país.

Sabemos que nosso pais é grande e mudar de uma região para outra traz consigo algumas mudanças culturais. Comidas, sotaque, clima...

Ao mudar de país as mudanças são um pouco mais "dramáticas".
No começo tudo é novidade. A neve é linda, a comida maravilhosa, as pessoas são muito simpáticas. Tudo é muito interessante e diferente.

Depois de um tempo começamos a comparar e sentir falta de certas coisas até então detalhes. Desde a comida, cheiros, pessoas, coisas, lugares. Lembro bem do diálogo que travava comigo mesma perto de voltar para o Brasil enquanto fazia uma caminhada pelo meu bairro em um lindo dia de sol. Pensava assim:

- Por mais que meu inglês esteja melhor, sempre terei sotaque. Sempre alguém saberá que não sou desse país.
- Por mais que eu me acostume com a comida (não era tão difícil assim), sempre vou sentir falta e lembrar da comida de casa.
- Meu tipo físico denuncia uma latina. Nunca vão achar que sou dali. Minhas roupas são diferentes.
Continuei com esse pensamento por muito tempo. Pensava em todas as coisas que eram diferentes. Tudo que eu nunca conseguiria fazer igual.

Por que pensava assim? Me incomodava o fato de não pertencer e de ser diferente. Nunca tinha tido esse tipo de sentimento. Foi a primeira vez.

Lembro bem que minha conclusão final foi: 
- Não tem jeito. Eu não sou daqui.

Minha conclusão final veio acompanhada de um sentimento muito grande de não pertencer. Fiquei triste.

Foi aí que ouvi aquela voz que foi lá no fundo do meu coração dizendo: 
"Filha, o mesmo sentimento que você tem em relação a não pertencer a esse país, quero que você tenha em relação ao mundo. Você não pertence a esse mundo, você é forasteira. Aqui não é seu lar. Seu lugar é outro."

Reescrevo essa experiência mais de dez anos depois. Ainda lembro do momento, do sentimento que tive. Parece que foi ontem. E o impacto é o mesmo.

Eu entendi e nunca esqueci essa mensagem.

Fico emocionada até hoje em pensar que Deus estava ali comigo enquanto eu pensava em quão estranha eu parecia em um país diferente. E Ele tinha uma resposta para mim. Ele queria me dizer algo a respeito.

Filha, sua casa é outra. Estou preparando ela pra você.

Juro que nesse exato momento, não há nada que eu deseje mais.


Mel Cruz




Nenhum comentário:

Postar um comentário