Solidão



Hoje a tarde, depois que meu filho acordou, sentei a mesa e preparei seu lanche. Enquanto vivia o momento, com silêncio de fundo, lembrei de uma época onde duas coisas reinaram na minha vida: solitude e solidão

Só para não confundir ninguém, vou diferenciar uma coisa da outra. Solidão é um sentimento no qual uma pessoa sente uma profunda sensação de vazio e isolamento. Seus sentimentos precisam de algo novo que as transforme. Já a solitude, é o estado de privacidade de uma pessoa e nem sempre significa solidão (fonte wikipedia)

Já tiveram isso?

Faz tempo, foi em 2003. Aconteceu quando fui morar em outro país. Cheguei lá no outono, já chegando o inverno. Não imaginava que teria essas duas amigas me aguardando. Poderia chamar de inimigas, mas não vou chamá-las assim porque elas me ensinaram e ensinam muito.

Só para entenderam a situação, meu marido passava o dia estudando e trabalhando e minha filha na época com dez meses ficava comigo. 

Quando ela dormia, o silencio reinava. Sem TV, computador ou qualquer outra coisa para me distrair eu simplesmente não sabia o que fazer. Nosso bairro era muito tranquilo. Nenhum barulho do lado de fora. Inverno. Ninguém na rua. Como me ocupar?

Por várias vezes eu sentava na minha cama e o silêncio reinava. 
Como me incomodava! Como o barulho nos distrai. Como é difícil não ouvi-lo. 

Como foi difícil ter apenas a opção de ouvir meus pensamentos. Eles nem sempre eram bons. Nem sempre felizes. Nem sempre animadores.
Muitas vezes tristes e confusos.

Foi nessa época que comecei a escrever. 

Achava que precisava colocar em palavras o que sentia. Foi cada situação inusitada, tanta experiência única. Quem acompanhou o boletim JAM (Júlio, Allegra, Mel) na época lembra. 

Mandava e-mail com cópia para todo mundo. 

Pode parecer bem clichê mas nessa época entendi e aprendi que nunca estava sozinha. 

Nos seis primeiros meses eu chorei. Ouvia músicas dramáticas, ficava em casa boa parte do tempo. Sair de casa com temperatura abaixo de zero não era prazeroso.

Um belo dia eu cansei. 
Cansei da choradeira.Chega! 


Troquei as músicas. Troquei os pensamentos. Como fez diferença!

O silêncio é uma escola. Parar para se ouvir é uma arte. Conseguir administrar seus pensamentos de maneira construtiva é uma vitória.

Foi uma batalha na época e não tenho dúvida que muitas outras estão por vir. Que venham!

Sei bem o poder dos pensamentos.

"... tudo o que é verdadeiro, tudo o que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento." Fl 4:8


Mel 









2 comentários:

  1. Fiquei emocionada. Ouvir a nós mesmo é umm aprendizado. Por muitas vezes conversei comigo mesmo no espelho. Talvez fosse mas palpável o diálogo. Parabéns pelo texto e obrigada por compartilha-lo.
    Beijos

    ResponderExcluir