Tudo tem seu tempo



Acordei de madrugada pensando nesse texto que está em Eclesiastes:


Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.
Tempo de nascer, e tempo de morrer;
Tempo de plantar, e tempo de arrancar o que se plantou;
Tempo de matar, e tempo de curar; tempo de derrubar, e tempo de edificar;
Tempo de chorar, e tempo de rir; tempo de prantear, e tempo de dançar;
Tempo de espalhar pedras, e tempo de ajuntar pedras; tempo de abraçar, e Tempo de afastar-se de abraçar;
Tempo de buscar, e tempo de perder; tempo de guardar, e tempo de lançar fora;
Tempo de rasgar, e tempo de coser; tempo de estar calado, e tempo de falar;
Tempo de amar, e tempo de odiar; tempo de guerra, e tempo de paz.

______

Salomão escreveu esse texto acredito eu,  no meio de uma grande crise existencial.

Ele começa dizendo: "Vaidade de vaidades... Tudo é vaidade!" Que proveito tem o homem, de todo o seu trabalho, que faz debaixo do sol? 


Ele continua fazendo sua análise inclusive do vento. "O vento vai para o sol, e faz o seu giro para o norte; continuamente vai girando vento, e volta fazendo os seus circuitos".

Salomão buscou no seu coração como estimular com vinho sua carne, fez obras magnificas, plantou vinhas, fez hortas e jardins, árvores de toda a espécie de fruto. Amontoou prata e ouro, tesouros, proveu-se de cantores e tudo quanto desejaram seus olhos não negou. Nem privou seu coração de alegria alguma.

No final do livro ele diz: "Por isso odiei esta vida, porque a obra que se faz debaixo do sol me era penosa; sim, tudo é vaidade e aflição de espírito".


Salomão continua:

"Melhor é a boa fama do que o melhor unguento, 
o dia da morte do que o dia do nascimento de alguém. "

"O coração dos sábios está na casa do luto, 
mas o coração dos tolos na casa da alegria".
"Nunca digas: Por que foram os dias passados melhores do que estes? 
Porque não provém da sabedoria esta pergunta".

"Porem, se o homem viver muitos anos, e em todos eles se alegram, também se deve lembrar dos dias da trevas, porque hão de ser muitos. Tudo quanto sucede é vaidade."

________


Salomão se notabilizou pela sua grande sabedoria, prosperidade e riquezas abundantes, bem como um longo reinado próspero, mas em um momento de sua vida questionou tudo. Chegar a dizer que é melhor o dia da morte do que o nascimento de alguém não é algo que ouvimos por aí de uma pessoa muito animada com a vida.


Nossa vida não é uma constante de emoções. Não sentimos as mesmas coisas sempre. Não estamos sempre felizes e contentes. Temos dias de alegria e tristeza. Temos dia de cansaço extremo e outros de muita disposição. É normal! Acontece! A vida é assim. Há dias de choro e dias de alegria.


"Meus irmãos, sintam-se felizes quando passarem por todo tipo de aflições. Pois vocês sabem que, quando a sua fé vence essas provações, ela produz perseverança. Que essa perseverança seja perfeita a fim de que vocês sejam maduros e corretos, não falhando em nada! mas, se alguém tem falta de sabedoria, peça a Deus, e ele a dará porque é generoso e dá com bondade a todos."


Que nossa fé em Deus, nos dê força para viver um dia depois do outro. Que tenhamos a capacidade de olhar para as aflições e ter a capacidade de entender que vai passar e nisso nos sentir felizes.



Salomão escreve em Provérbios e termino aqui:


"Confie no Senhor de todo o coração e não se apoie na sua própria inteligência. Lembre de Deus em tudo o que fizer, e ele lhe mostrará o caminho certo. Não fique pensando que você é sábio; tema o Senhor e não faça nada que seja errado. Pois isso será como um bom remédio para curar as suas feridas e aliviar os seus sofrimentos" Pv 3:5







Um comentário: