Vaidade tudo é vaidade!


"Atentei para todas as obras que se fazem debaixo do sol, 
e eis que tudo era vaidade e aflição de espírito" Ec 1:14

Sou fascinada pelo livro de Eclesiastes. Sempre fui! Eclesiastes e Provérbios são sem sombra de dúvidas meus livros preferidos.

Eu não sei o que aconteceu para Salomão chegar a conclusão de que tudo é vaidade, mas eu volta e meia tenho a mesma sensação. Veja que não sou nenhuma rainha, nunca construí castelos, obras magníficas, casas, vinhas, hortas, jardins, tanques de águas. Nunca adquiri servos, servas, grande possessão de vacas e ovelhas. Muito menos amontoei para mim prata, ouro, joias de reis. 

Acho que gostaria de dizer (será?) que tudo quanto desejaram meus olhos não os neguei. 

Gosto dos questionamentos que Salomão faz. Parece que entrou numa crise existencial e ele fala disso logo no segundo versículo do livro: "Que vantagem tem o homem de todo o seu trabalho, que ele faz debaixo do sol?" (1:2)

O que o mundo prega hoje? Seja feliz! Tenha sucesso! Busque a alegria! Não é verdade?! 
Querem ver o que Salomão diz?:

" Melhor é ir à casa onde há luto do que ir à casa onde há banquete" 6:2
" Melhor é a tristeza do que o riso, porque com tristeza do rosto se faz melhor o coração" 7:3
" O coração dos sábios está na casa do luto, mas o coração dos tolos, na casa da alegria" 7:4
" O que amar o dinheiro nunca se fartará de dinheiro;  e quem amar a abundância nunca se fartará da renda" 5:10

Tenho certeza que você já fez alguns dos questionamentos a seguir: "O que eu estou fazendo?" ou " Pra que gastei tanto tempo fazendo isso? " ou "Pra que me formei nesse curso?" ou "O que estou fazendo da minha vida?" ou "Estou me relacionamento com a pessoa certa?" ou "Será que estou insistindo num erro?" e finalmente... "Deus!! O que o Senhor quer de mim?"

No capítulo 3, Salomão diz que há tempo para tudo:
  • Tempo de nascer e tempo de morrer
  • Tempo de plantar e tempo de arrancar
  • Tempo de matar  e tempo de curar
  • Tempo de derribar e tempo de edificar
  • Tempo de chorar e tempo de rir
  • Tempo de prantear e tempo de saltar ( e o texto continua...)
As vezes achamos, mesmo inconscientemente, que nossa vida deveria consistir em "apenas": nascer, plantar, curar, edificar, rir e saltar - as partes boas. E achamos também, que pelo fato de acreditarmos num Deus poderoso, que cuida de nós, a parte "negativa" não deveria acontecer. Ou pelo menos.... são coisas que devem acontecer com os pecadores, aqueles que fazem coisas horríveis e abomináveis. 

Eu sempre inocentemente achei que coisas muito graves não aconteceriam comigo, nem com minha família. Só que um dia  minha mãe adoeceu de câncer, na cabeça, raro e fatal. Faleceu um ano depois. Na  época eu não entendi. Até tentei entender o porquê, mas nunca obtive respostas e minhas tentativas em encontrá-las me deixaram em um estado lamentável. Câncer na MINHA família?! Impensável!

No começo, as pessoas diziam: " Nós vamos orar e sua mãe vai ficar boa!" ou "Deus vai curá-la!". 
Deus poderia ter curado minha mãe?! Claro! 
E quando Deus escolhe fazer aquilo que não esperamos? Ele deixa de ser Deus ou de nos amar? 

Hoje em dia, quando eu vejo tragédias, desastres, divórcios, tsunamis, enchentes e tantas outras coisas matando tanta gente eu não penso: "Ufa! Deus me livrou, isso nunca vai acontecer comigo!" Hoje sou um pouco mais humilde e digo: "Obrigada Senhor porque o Senhor me livrou, mas caso aconteça alguma coisa comigo, sei que o Senhor está no controle! Me livra de todo mal e guia meus passos."

Posso ter situações de doença grave na família? Lógico! Posso me envolver em acidente trágico? Sim! O que pode ou não acontecer comigo? Não sei! Mas sei que independente de qualquer coisa, Deus está no controle e me ama. O resto é resto....

" Mas, se o homem viver muitos anos e em todos eles se alegrar, também deve se lembrar dos dias das trevas, porque hão de ser muitos. Tudo quanto sucede é vaidade" 11:8

Quase terminando o livro Salomão diz: " Alegra-te jovem, na tua mocidade, e alegra-se o teu coração nos dias da tua mocidade, e anda pelos caminhos do teu coração e pela vista dos teus olhos; sabe, porém, que por todas essas coisas te trará Deus a juízo. Afasta, pois, a ira do teu coração e remove da tua carne o mal, porque a adolescência e a juventude são vaidade."

Volta e meia gosto de repensar tudo o que fiz, todos os trabalhos onde passei, as pessoas que conheci, viagens que realizei, sonhos e desejos, lugares onde morei... O que deu certo e o que acho que poderia ter sido diferente.

Gosto de tudo isso mas hoje encontro prazer nas coisas mais simples. Dar banho no meu filho que nunca quer entrar no banho e nunca quer sair. Passear de mãos dadas com ele até a padaria. Fazer o dever com minha filha que nunca quer fazer e quando quer fazer é de frente pra televisão. Ver filme com meu marido deitada na cama. Ouvir uma boa música. Deitar na rede da varanda e olhar o céu. Curtir a terceira gravidez que acabei de descobrir!

E para terminar mesmo, de verdade, deixo os últimos versículos de Eclesiastes: 

" De tudo o que tem ouvido, o fim é: Teme a Deus e guarda os seus mandamentos; porque este é o dever de todo homem. Porque Deus há de trazer a juízo toda obra e até tudo o que está encoberto, quer seja bom, quer seja mau."

Mel Cruz






2 comentários:

  1. Melzinha,
    E o temaki à tarde com sua grande amiga???? hehehehe...
    Amei o Texto. E é no meio desse furacão, que somos surpreendidos pelo verdadeiro amor e paz! Deus é Deus, aquietemo-nos diante Dele.
    http://www.youtube.com/watch?v=HiuPcrW01zo

    Abileny

    ResponderExcluir
  2. Mel, tanto tempo que vc mandou e hj finalmente parei pra ler!
    Amei o texto e sabe, estou na mesma! Com o nascimento da minha Bia, muita coisa mudou em mim e nesse turbilhão de sentimentos, tenho descoberto que Deus é amigo e que quero realmente seguí-lo!
    Precisoooo muitooo do Senhor... Tb estou mais quieta em algumas coisas e em outras, à todo vapor, estou me redescobrindo e mudando diante de tanta mudança! Mas não quero esquecer que o alvo é Cristo! Sem Jesus, não tem sentido!!! BJOS

    ResponderExcluir