A História de Dona Maria



Hoje quero contar a história de Dona Maria.

Conheci Dona Maria quando tinha uma loja e ela sempre estava por lá. Não diariamente, mas volta e meia aparecia e receber seu abraço enchia o meu coração de alegria. Era um abraço tão carinhoso, tão cheio de amor.

Certo dia ficamos nós duas e tive a oportunidade de ouvir um pouco da sua história de vida. Não lembro detalhes de tudo mas ouvir seu exemplo de fé naquele dia foi sem dúvida nenhuma

Recém casados e muito jovens, ela e o marido vieram do Ceará na década de 70.
Moraram em lugares muito simples e assim criou os quatro filhos. Tive a oportunidade de conhecer duas filhas e netos. Sempre falava com grande orgulho dos filhos.
Aquela típica história que ouvimos de alguém que vem de fora, não tem com quem deixar os filhos e a mais velha na época com  nove anos cuidava dos menores.

Certo dia o marido saiu pra trabalhar muito cedo. 
Os filhos estavam dormindo no barraco e ela despediu-se do marido, voltou para o colchão e pensou: E agora? Não temos nenhuma comida nem dinheiro. O que meus filhos vão comer?

Ela continuou dizendo que pensou na única pessoa que conhecia -  a vizinha. Mas logo lembrou, para sua tristeza, que ela estava no Nordeste sem previsão de volta. Então ficou ali, deitada pensando... E agora meu Deus, o que vou fazer? 

No barraco em que ela morava  não havia vedação.Eram tábuas umas coladas nas outras e pelas frestas entrava sol e chuva. Ela ficou deitada e o sol começou a entrar pelas frestas clareando o barraco. Enquanto continuava pensando em como alimentar os filhos,  ela ouviu como se fosse uma voz dizendo: “Filha, está vendo que Eu faço o sol nascer todos os dias? Assim como o sol nasce dia após dia, nunca você ficará sem comida, não se preocupe.”

Ela me disse que sentiu uma paz tão grande e ficou ali deitada esperando alguma coisa acontecer...

Nem precisa dizer que o milagre aconteceu antes das crianças acordarem. 

De repente alguém bateu na porta. Era a tal vizinha que tinha antecipado a viagem e trouxe uma bacia de comida trazida do nordeste que serviria para o café da manhã de vários dias das crianças. 

Na bacia tinha ovo, carne seca, linguiça, farinha e até rapadura  (não esqueço esse cardápio porque me pareceu estranho para um café da manhã).
Os filhos acordaram e ela fez tudo o que tinha direito, sem se preocupar se faltaria no dia seguinte. Foi um café da manhã muito farto!

E ela terminou dizendo, que hoje, quando ela olha para o sol, ela lembra da promessa de Deus! 

É uma história simples, não?! Digo a vocês que foi uma das melhores que já ouvi. Tão sincera, tão simples. É impossível transmitir a voz dela, os sentimentos, as emoções. Foram horas de conversa que aconteceu há mais de anos e simplesmente nunca esqueci. Sempre ela vem ao meu coração como exemplo de fé e simplicidade.

Anos depois dessa história, Dona Maria não é nenhuma milionária aos padrões do mundo. Não mora em uma mansão, não anda de Mercedes (anda de ônibus)  e não come nos melhores restaurantes. Continua simples do mesmo jeito apenas com alguns confortos a mais. Mais o coração.... continua do mesmo jeito. Ela conseguiu me contar essa história anos depois com a mesma intensidade, paixão, fé  e gratidão no coração.  Momento inesquecível!

Não é rica aos olhos do mundo mas milionária aos olhos de Deus. Fé inabalável.

Que possamos contar com a mesma intensidade e paixão - anos depois - tantas coisas maravilhosas que Deus tem feito por nós!

Mel Cruz



Nenhum comentário:

Postar um comentário