Onde está sua Nínive?





Adoro a história de Nínive.


Ela é aquela tipica história cheia de aventuras que na minha opinião daria um bom filme. Gostaria de ver a representação de um homem dentro da barriga de um peixe grande. Pesquisando um pouco na internet, descobri para minha surpresa, que existem histórias reais de homens que ficaram dias ou horas no estômago de uma baleia e sobreviveram para contar a história (nada agradável).

Falando um pouco sobre a história de Nínive, o povo de lá, os assírios (ninivitas) eram cruéis. Sua crueldade se baseava em trazer as pessoas vencidas de suas batalhas e furar seus olhos, cortar seus braços, mutilar seus adversários vencidos e usar seu sangue para pintar os muros de sua cidade. A crueldade mais famosa era a "Pirâmide Sangrenta" em que era formada de cabeças cortadas, colocadas uma ao lado da outra crescendo ao topo. Tortura era seu grande prazer.

Eles eram tão famosos nas suas crueldades que outros povos chegavam a pagar tributos para não precisar guerrear com esse povo tão cruel.



Texto escrito por seu antigo rei Shalmanasser:

" Uma pirâmide de cabeças elevo na frente dessa cidade. Seus jovens e donzelas queimo no fogo. Corto suas gargantas como cordeiros. Faço com que suas entranham corram terra abaixo. Suas mãos também cortarei."


Imagine o contexto dessa cidade, a "querida" Nínive, cidade onde Jonas deveria ir e pregar o arrependimento.

Deus disse a Jonas: "Vai para a grande cidade de Nínive, e clama contra ela, porque a sua malícia subiu até a minha presença."

Malícia é pouco heim?



Jonas, israelita, foi para essa cidade inimiga. Lógico que ele não queria ir. Jonas queria que Nínive e seus cidadãos desaparecessem. Seria um bom serviço a humanidade.
O que ele fez foi fugir pro outro lado do mapa porque sabia que se ele pregasse o arrependimento e o povo se arrependesse, Deus salvaria a cidade - o que Jonas NÃO queria que acontecesse - e acabou acontecendo.

Fico pensando como seria nos dias de hoje.

Quem seriam os ninivitas? Quem seriam as pessoas que se Deus nos desse uma missão de pregar o evangelho, uma palavra de amor e perdão,  nossa vontade mesmo seria ir pro lado oposto... fingir que não ouviu... dizer: "Ah não Deus... Esse povo não!!"

Penso nos pedófilos que por anos abusam de crianças ou bebês....
Pais que abusam de seus filhos...
Penso também nos torturadores....
Penso nos corruptos...
Maridos que espancam suas esposas por anos...
Serial Killers que matam pessoas por diversão...

Quem seria seu "Nínive"?

Aquela pessoa que te magoou muito... e você quer distância.
Aquela que você tem certeza que não tem mais jeito....

Você iria até ela com uma palavra de amor e perdão? Daria um abraço? Uma simples palavra?

Iria até uma cadeia pregar para o assassino de um filho seu?

Não são questões fáceis...

Quando pensamos na história distante e (confesso) um pouco mirabolante de Jonas lá do outro lado do mundo, há muito tempo atrás, esquecemos que "fugir de Deus" não é nada algo fora da nossa realidade nos dias de hoje.

Temos sim pessoas que torcemos o nariz e que chegar perto não seria tão fácil ou agradável ou o nosso desejo.

No final das contas, Jonas ficou chateado porque o povo de Nínive se arrependeu e Deus disse a ele: "Então eu, com muito mais razão, devo ter pena da grande cidade de Nínive, onde há mais de cento e vinte mil crianças inocentes e também muitos animais!"

Eu não era nenhuma torturadora que tinha prazer em cortar a mão de alguém ou furar seus olhos mas tinha minhas "pendências" a resolver. Não tinha a menor noção do que era um pecado e vivia minha vida normalmente como todo mundo. 

Muita gente tem dificuldade com essa palavra pecado. Pense na pessoa que você mais ama.....Pensou?   ....  Você sabe muito bem o que fazer para agradar ou desagradar essa pessoa. Quando você faz algo que a machuca, dói. Dói porque você sabe o que fez. 

Com Deus seria diferente? Deveria eu viver do jeito que bem entender sem nem parar para pensar se agradaria ou não a Deus?

Hoje tenho essa noção e mesmo pisando na bola muitas vezes sei que Deus me perdoa e me ama.
No final das contas valho eu mais do que um torturador de Nínive? Não seria capaz Deus de alcançar e mudar a vida de um torturador, pedófilo ou pense aí no pior tipo de ser humano da face da terra?

Você assistiria feliz o apedrejamento de uma pessoa? Apóstolo Paulo assistiu.
Mandaria seu colega pra frente da guerra pra ficar com a esposa dele? Rei Davi fez isso.
No momento difícil da sua vida alguém te pergunta se você segue a Jesus e você diz: "Quem? Nem sei quem é". Pedro fez isso.

Não sei qual sua opinião, mas a bíblia é fantástica. 

Essas histórias de muito tempo atrás não são apenas histórias perdidas no tempo. 
Mostram quem o homem é. Mostram homens sendo homens e Deus sendo Deus.

Podemos tirar muitos ensinamentos mas gosto de pensar no simples fato de que Deus muda o rumo de uma cidade ou pessoa, não importando as circunstâncias. 

Mudou o rumo de Nínive, de Jonas, meu rumo e tantas outras pessoas.
Minha oração é que você hoje entenda que não importa as circunstâncias....Não importa sua situação econômica, religiosa, espiritual, cor, sexo... não importa! 
Deus pode mudar totalmente o rumo da sua vida.

Que Deus alcance nossos corações e a partir daí façamos de fato diferença na vida de outros pregando e vivendo seu amor e arrependimento.











Nenhum comentário:

Postar um comentário